loução - Definition. Was ist loução
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist loução - definition

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios (Lomba do Loução)

Paulo Alexandre Loução         
Paulo Alexandre Loução (Lisboa, 1964) é um escritor, historiador e filósofo português. Estudioso das culturas antigas e da arte manuelina, possui obra publicada, particularmente, nos domínios da história simbólica de Portugal e das suas tradições.
loução      
adj (lat vulg *lautianu)
1 O mesmo que louçainho.
2 Ataviado com louçainhas.
3 Vestido com fausto e garridice.
4 Garrido, enfeitado.
5 Elegante, garboso, gentil, vistoso.
6 Agradável à vista, belo, bem-feito, formoso
Fem: louçã. Pl: louçãos.
Loução      
adj.
Garrido; que tem louçaínhas.
Elegante; garboso; bello.
(Cp. cast. lozano)

Wikipedia

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios (Povoação)

A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é uma igreja católica da localidade de Lomba do Loução, concelho da Povoação, na ilha açoriana de São Miguel.

Esta igreja começou a ser construída depois de 1753, pois que neste ano ainda não havia notícia dela. No entanto, por uma carta de visitação do bispo de Angra do Heroísmo D. António Caetano da Rocha à igreja paroquial de Povoação, verifica-se que a mesma já existia concluída em 28 de Agosto de 1765, embora com dimensões de ermida. Por essa altura, o povo da Lomba do Loução desejava suportar os encargos com o capelão que à referida ermida fosse dizer missa.

No ano 1798, o licenciado José Bento Botelho de Arruda que visitava a ermida da Senhora dos Remédios, disse que o tecto precisava de ser reformado. Já por esse tempo a mesma ermida tinha cura privativo mas, este, dada a pobreza do lugar, teve de retirar-se. Daqui a conveniência de se agregar a este curato a Lomba do Alcaide, ficando também o cura nomeado tesoureiro da igreja paroquial.

Com o decorrer dos anos o povoado da Lomba do Loução foi crescendo e a ermida tornando-se cada vez mais pequena. Por tal motivo foi resolvido construir uma maior. A primeira pedra para a actual igreja foi lançada pelo cura padre Augusto Ferreira, em 1893. Auxiliou-o na construção do templo uma comissão de cavalheiros da localidade, comissão essa que, por sua vez, recebeu auxilio do Estado e do primeiro Marquês da Praia e Monforte; um vogal dessa comissão, José da Silva Gaspar, percorreu a ilha inteira com a imagem da Senhora dos Remédios ao colo, pedindo esmola, de porta em porta, para a construção deste templo.